: bem-vindo
A Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música (AAMNM) é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objetivo colaborar com o Museu Nacional da Música, apoiando o enriquecimento e a divulgação das suas coleções e promovendo a dinamização das suas atividades para assim contribuir na defesa, na preservação e na divulgação do património musical nacional.
LANÇAMENTO CD - JORNAL DE MODINHAS - INÉDITOS
É com sincera alegria que divulgamos a notícia do lançamento do CD Jornal de Modinhas - Inéditos.
A Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música (AAMNM) teve a oportunidade de participar e de fazer uma contribuição para a concretização deste projeto.
Entre 1792 e 1796, em Lisboa, foi publicado o Jornal de Modinhas, primeiro periódico português dedicado à edição de partituras. Esse jornal acabou por publicar um conjunto de canções portuguesas e brasileiras que é representativo daquilo que se ouvia em Portugal naqueles dias. Acabamos de publicar a primeira gravação profissional de uma seleção de 17 dessas modinhas, realizada em julho de 2025, no Palácio Nacional de Queluz, Portugal. Esses registros deixam transparecer a riqueza musical, a vivacidade e a variedade temática de modinhas que expressam desde o lamento existencial até o sentimentalismo bucólico, passando pelo desprezo amoroso, pelo desafeto e pelo gracejo singelo. Ressaltam essa diversidade as vozes de quatro cantores com características distintas (Ariana Russo, Joana Seara, Alberto Pacheco e André Henriques), e o som de vários instrumentos como a flauta, o zabumba (Andrea Luísa Teixeira), o violino (Raquel Cravino) até mesmo um pianoforte (Mário Trilha) construído por Muzio Clementi no início do século XIX.
Essa gravação só foi possível graças ao apoio financeiro da GDA (Gestão de Direitos do Autores) de Portugal. É preciso destacar também o apoio dado pelo Centro de Estudos em Música da NOVA FCSH (CESEM), na pessoa do então presidente Paulo Ferreira de Castro; pela Parques Sintra – Monte da Lua, pela Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música (AAMNM), na pessoa do presidente Alejandro Reyes Lucero; pela Antena 2; pela Biblioteca Nacional de Portugal; e pela Sala Universo Percussivo. Devemos ainda ressaltar a caprichoso trabalho da OnHora – Music Recordings e de sua equipe de gravação edição: Tiago Manuel da Hora e Jorge Simões da Hora. A todas essas instituições e colegas, nosso muito obrigado e reconhecimento.
Todas as faixas do Álbum podem ser ouvidas nas principais plataformas digitais: Spotify, Apple music, Amazon music, Tidal etc. Destaco, no entanto, que é possível ouvir todo o álbum gratuitamente através do YouTube. A versão física do álbum – uma brochura contendo mais informações sobre o repertório e sobre os artistas – será lançada às 18h00 do dia 20 de fevereiro de 2026, no auditório da Biblioteca Nacional, em Lisboa, contando com a presença dos músicos.
Criado em iCagenda